Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
BIOMÉDICA ACUPUNTURISTA e FITOTERAPEUTA. • Lato Sensu em Fitoterapia Clinica. 2019 – em curso. MedicalLex. • Lato Sensu em Fitoterapia Chinesa e Brasileira e Dietoterapia Chinesa. 2013 - 2015. Casa da Terra. • Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. 2006 - 2008. ETOSP - Escola de Terapias Orientais de SP. • Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. 2004 - 2006. ETOSP. • Especialização em Saúde Pública. 1991 - 1992. São Camilo. • Bacharelado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - Biomedicina. 1984 - 1987. UMC - Universidade de Mogi das Cruzes. Experiências: Magistério, Assessoria Científica, Análises Clínicas, Artigos no Jornal Centro em Foco (http://www.jornalcentroemfoco.com.br/vivasaude.html), Palestras sobre temas de saúde e acupuntura. Atualmente atuo como Biomédica Acupunturista e Fitoterapeuta em consultório particular, onde viso o tratamento do individuo integralmente. Utilizo acupuntura, LASER-acupuntura, moxa, fitoterapia, dietoterapia chinesa, magnetoterapia e florais (Bach e Califórnia).

terça-feira, 31 de março de 2009

O QUE É ACUPUNTURA?


A acupuntura é uma técnica terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos, com o objetivo de liberar substâncias químicas no organismo com

efeito analgésico

e/ou anti-inflamatório,

aliviando assim, dores e outros sintomas decorrentes de doenças.

Estudos mostram que o estímulo por acupuntura pode ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumento na taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormônios, melhora do fluxo sanguíneo e também a estimulação da função imunológica.

A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que

acus = agulha e punctura = puncionar.

Os pontos de acupuntura distribuídos pelo corpo podem ser puncionados com agulhas, aquecidos com o calor produzido pela queima da erva Artemísia (moxabustão), estimulados por ventosas, pressão, estímulos elétricos ou laser.

O acupunturista busca estabelecer um diagnóstico energético, associando os conhecimentos da Medicina Contemporânea e da Medicina Tradicional Chinesa, lançando mão de uma minuciosa anamnese, verificando também os exames complementares que o paciente por ventura já tiver realizado.

Interrogatório

Consiste no levantamento de dados sobre a queixa do paciente bem como seu desenvolvimento desde a sua concepção:

Queixa Principal
História da Moléstia Atual
Fala
Respiração
Transpiração
Sono
Emoções
Alimentação
Sabores
Sede
Disfunções Gastro-Intestinais
Fezes
Urina
Menstruação
Olhos e Visão
Ouvidos e Audição
Boca e Paladar
Dores de Cabeça
Satisfação com o Trabalho
Exames Anteriores
Medicações Em Uso


Avaliação da Língua:

A língua expressa a condição energética (yin ou yang) dos órgãos e vísceras.

A inspeção consiste em observar a forma da língua (fina, inchada, com marcas laterais dos dentes, fissuras)

a cor da língua (pálida, vermelha, arroxeada),

a saburra (quantidade, distribuição, cor-amarela, marrom, preta, branca, cinza).

É possível se identificar se os órgãos estão com deficiência Qi (indicando fraqueza da atividade funcional),

deficiência de líquidos orgânicos (indicando deficiência de enzimas, hormônios, líquidos intra e extra celular)

ou deficiência de Xue (que é a força do sangue, indicando uma fraqueza nutricional).

Observação também quando essas energias estão sendo produzidas, mas não circulam adequadamente , gerando estagnações.


Avaliação do pulso:

A inspeção do pulso radial informa sobre o estado energético dos meridianos principais do corpo, evidenciando bloqueios e deficiências lateralizadas ou acima / abaixo.

Com esse exame podemos identificar a necessidade de procedimentos técnicos nos meridianos para garantir a capacidade de adaptação energética do ser humano às mudanças externas (climáticas sazionais, locais – campos eletromagnéticos disfuncionais, geopatias), bem como a nutrição energética adequada aos órgãos e vísceras.

Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico energético do paciente e se associa outros métodos de acordo com a avaliação do paciente.

Após a limpeza da pele, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local por vinte a trinta minutos.

Durante o período em que as agulhas estão inseridas, o acupunturista pode também associar um estímulo elétrico às agulhas para potencializar a ação da acupuntura.

As sessões posteriores podem ser iguais ou ter os pontos modificados, de acordo com a evolução de cada caso em particular.

Qual a freqüência do tratamento?

As sessões duram 1 hora usualmente e são realizadas uma vez por semana.

Casos agudos exigem sessões com menores intervalos.

A duração e a freqüência do tratamento dependem do diagnóstico e do tempo de evolução da doença.

Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras.

Quando procurar um acupunturista?

De preferência, no início dos sintomas.

Via de regra, quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo.

O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude.

Posso associar outros tratamentos com a acupuntura?

SIM.

Fisioterapia, remédios alopáticos, psicoterapia, homeopatia, geralmente são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo a aceleração dos processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.


Acupuntura é um procedimento doloroso?

A sensação de dor está associada à inserção das agulhas, sendo de pequena intensidade, rápida, e imperceptível na maioria das vezes, pois possuem um diâmetro muito pequeno, assemelhando-se a um fio de cabelo.

Pode ocorrer uma sensação discreta de levíssimo choque elérico ou peso pela ativação de terminações nervosas responsáveis pela condução de estímulos da acupuntura.

AGULHAS ESPECIAIS IMPORTADAS E DESCARTÁVEIS.

A acupuntura trata cada pessoa individualmente,
como um ser único
(corpo, mente e emoções).

Um comentário:

  1. Estou fazendo acupuntura estou na primeira seção, resolve para stress e gastrite!!!!

    ResponderExcluir