Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
BIOMEDICA ACUPUNTURISTA. Biomédica pela UMC 1987. Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura - ETOSP. Especializações: Saúde Pública - São Camilo e Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura - ETOSP. Experiências: Análises Clínicas, aulas no curso técnico de Patologia Clínica (Hematologia, Parasitologia, Imunologia, Microbiologia, Fundamentos da Patologia, Biologia, Programas de Saúde, Anatomia e Fisiologia Humanas). Assessora Científica. Artigos no Jornal Centro em Foco (http://www.jornalcentroemfoco.com.br/vivasaude.html). Redação da coluna “Dicas de Saúde” para o jornal norte americano “BR POINT”. Palestras sobre temas de saúde e Acupuntura. Atualmente atuo como BIOMÉDICA ACUPUNTURISTA em consultório particular onde viso o tratamento do individuo integralmente. Utilizo acupuntura sistêmica, LASER-acupuntura, moxa, eletro-acupuntura, ventosa e florais. Sou Professora de Micro e Imunologia no curso técnico em Massoterapia e do curso Lato Sensu de Acupuntura e MTC da ETOSP. Coordenadora do ambulatório de LASER ACUPUNTURA da ETOSP - Escola de terapias Orientais de SP

segunda-feira, 30 de março de 2009

YIN e YANG

Os caracteres chineses para Yin e Yang são relacionados com os lados escuro e ensolarado de uma colina.

O caractere Yin indica o lado ensombrado de uma colina, enquanto o caractere Yang indica o lado ensolarado. Por conseguinte eles também indicam “escuridão” e “luminosidade”, ou “sombreado” e “brilhante”.

O conceito Yin/Yang é o conceito fundamental de todas as ciências orientais que corresponde à condição primordial e essencial para a origem de todos os fenômenos naturais, como o dia e a noite, o princípio da energia e da matéria.

Para os chineses, o Universo é representado como uma rede infinita de fluxos de Energia que se intercomunicam, se interdependem e só têm existência e significado dentro do contesto do todo, e em cada parte ou evento, aparentemente isolado, um todo é reproduzido.

Este inter-relacionamento constante pode ser modificado através de padrões de relacionamento, a rede está, portanto, em contínuo movimento de transformação.

O mundo e o ser humano são partes desse Universo como células de um grande macrocosmo.

O homem está colocado entre o Céu e a Terra recebendo intensamente as Energias originárias destas duas forças que se combinam em seu interior numa pulsação contínua.

As energias do Céu são Yang, e as energias emanadas pela Terra, são Yin.

Estas energias estão presentes em tudo o que existe, tudo o que é manifestado.

O Yang corresponde à função, enquanto que o Yin corresponde à estrutura.

Yin e Yang estão em constante mudança e transformação, são opostos, mas complementares. São interdependentes. Se auto-consomem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário