Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
BIOMÉDICA ACUPUNTURISTA e FITOTERAPEUTA. • Lato Sensu em Fitoterapia Clinica. 2019 – em curso. MedicalLex. • Lato Sensu em Fitoterapia Chinesa e Brasileira e Dietoterapia Chinesa. 2013 - 2015. Casa da Terra. • Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. 2006 - 2008. ETOSP - Escola de Terapias Orientais de SP. • Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. 2004 - 2006. ETOSP. • Especialização em Saúde Pública. 1991 - 1992. São Camilo. • Bacharelado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - Biomedicina. 1984 - 1987. UMC - Universidade de Mogi das Cruzes. Experiências: Magistério, Assessoria Científica, Análises Clínicas, Artigos no Jornal Centro em Foco (http://www.jornalcentroemfoco.com.br/vivasaude.html), Palestras sobre temas de saúde e acupuntura. Atualmente atuo como Biomédica Acupunturista e Fitoterapeuta em consultório particular, onde viso o tratamento do individuo integralmente. Utilizo acupuntura, LASER-acupuntura, moxa, fitoterapia, dietoterapia chinesa, magnetoterapia e florais (Bach e Califórnia).

segunda-feira, 30 de março de 2009

TAO - O caminho


“A palavra TAO em chinês, poderia ser traduzida literalmente como “caminho, trilha, estrada”.

TAO é um caminho que veio de um passado que não teve início e se estende para um futuro infinito. Tao, como caminho, representa o elo que liga todos os tempos.
É um caminho de infinidade.
É o caminho que rompe a barreira do tempo e do espaço.

É tao grande que nos permite aprender todas as coisas.

É tão minúsculo que pode caber dentro de um grão de poeira.Como algo grande, contém todos os seres, todas as coisas e todas as formas. Como algo pequeno, cabe na menor partícula do Universo.
Portanto, o Tao, como infinita expansão e recolhimento que rompe a barreira do tempo e do espaço, representa o Absoluto. O Absoluto que todos os antigos mestres taoístas buscavam.

Quando inquiridos pelos curiosos ou pelos discípulos sobre o que buscavam, os mestres respondiam:
“Eu busco o TAO, eu busco o Caminho”.
Isto subentende que eles procuravam o caminho da infinidade, o caminho do Absoluto.
O mestre taoísta busca a absoluta libertação da sua alma. Anseia por uma forma de viver sem limites, procura respirar com a simples respiração, olhar com um simples olhar, escutar com o silêncio interior. Ele procura caminhar sem rancor, sem complexos, sem anseios e sem remorsos. Vive com paz no coração e com liberdade no mundo.

Para fins didáticos, os mestres taoístas classificaram o Tao como Absoluto em duas categorias, embora na realidade ele seja indivisível:

Tao em estado latente e tao em estado manifestado.

O estado latente seria como um vazio, um espaço, um silêncio. É a ausência que permite a presença de todas as coisas, um vazio que abrange todas as formas.
Ainda de forma didática, vejamos o Tao em estado manifestado. Quando o Absoluto se manifesta, é exatamente a soma de todas as coisas, como UM, como síntese do Todo.

O Tao não está apenas em uma pessoa ou em uma coisa. Manifesta-se em tudo, o tempo todo.”
(Mestre Wu Jyh Cherng, Iniciação ao Taoísmo).


Um comentário: