Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
BIOMEDICA ACUPUNTURISTA. Biomédica pela UMC 1987. Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura - ETOSP. Especializações: Saúde Pública - São Camilo e Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura - ETOSP. Experiências: Análises Clínicas, aulas no curso técnico de Patologia Clínica (Hematologia, Parasitologia, Imunologia, Microbiologia, Fundamentos da Patologia, Biologia, Programas de Saúde, Anatomia e Fisiologia Humanas). Assessora Científica. Artigos no Jornal Centro em Foco (http://www.jornalcentroemfoco.com.br/vivasaude.html). Redação da coluna “Dicas de Saúde” para o jornal norte americano “BR POINT”. Palestras sobre temas de saúde e Acupuntura. Atualmente atuo como BIOMÉDICA ACUPUNTURISTA em consultório particular onde viso o tratamento do individuo integralmente. Utilizo acupuntura sistêmica, LASER-acupuntura, moxa, eletro-acupuntura, ventosa e florais. Sou Professora de Micro e Imunologia no curso técnico em Massoterapia e do curso Lato Sensu de Acupuntura e MTC da ETOSP. Coordenadora do ambulatório de LASER ACUPUNTURA da ETOSP - Escola de terapias Orientais de SP

terça-feira, 31 de março de 2009

QI


Na Filosofia Chinesa o caractere “Qi” indica alguma coisa que possa ser material e imaterial ao mesmo tempo.

O Qi pode ser tão rarefeito e imaterial como o vapor e tão denso e material como o arroz.

A palavra Qi tem sido traduzida como “energia”, “força material”, “éter”, “matéria”, “matéria-energia”, “força vital”, “força da vida”, “poder vital”, “poder de locomoção”.

Esta dificuldade de tradução está em sua natureza fluida, pela qual o Qi pode assumir manifestações diferentes e ser diferentes coisas nas mais diferentes situações.

O Qi é a base de todos os fenômenos no Universo e proporciona uma continuidade entre as formas material e dura e as energias tênues, rarefeitas e imateriais.

O Qi é a mesma base para as manifestações infinitas da vida no Universo, minerais, vegetais e animais.

O Qi é o substrato material do Universo, e também o substrato material e espiritual da vida humana.


Aspectos mais relevantes do Qi para a medicina:

*O Qi é uma energia que se manifesta simultaneamente sobre os níveis físico e espiritual.

* O Qi é um estado constante de fluxo em estados variáveis de agregação. Quando o Qi condensa, a energia se transforma e se acumula em forma física.

O Qi modifica-se em sua forma de acordo com sua localização e função.

Na Medicina Chinesa, o Qi apresenta dois aspectos principais. Indica a Essência (Jing) aprimorada produzida pelos sistemas internos, que apresentam a função de nutrir o organismo e a mente.
Essa essência empreende várias formas dependendo da sua localização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário