Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
BIOMEDICA ACUPUNTURISTA. Biomédica pela UMC 1987. Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura - ETOSP. Especializações: Saúde Pública - São Camilo e Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura - ETOSP. Experiências: Análises Clínicas, aulas no curso técnico de Patologia Clínica (Hematologia, Parasitologia, Imunologia, Microbiologia, Fundamentos da Patologia, Biologia, Programas de Saúde, Anatomia e Fisiologia Humanas). Assessora Científica. Artigos no Jornal Centro em Foco (http://www.jornalcentroemfoco.com.br/vivasaude.html). Redação da coluna “Dicas de Saúde” para o jornal norte americano “BR POINT”. Palestras sobre temas de saúde e Acupuntura. Atualmente atuo como BIOMÉDICA ACUPUNTURISTA em consultório particular onde viso o tratamento do individuo integralmente. Utilizo acupuntura sistêmica, LASER-acupuntura, moxa, eletro-acupuntura, ventosa e florais. Sou Professora de Micro e Imunologia no curso técnico em Massoterapia e do curso Lato Sensu de Acupuntura e MTC da ETOSP. Coordenadora do ambulatório de LASER ACUPUNTURA da ETOSP - Escola de terapias Orientais de SP

terça-feira, 31 de março de 2009

CAUSAS DE DOENÇAS: Fator patogênico (Xie Qi)


Qualquer fator que altere o estado de equilíbrio relativo do organismo é considerado causador de doença ou como sendo um fator patogênico.

Existem várias classificações quanto às causas das doenças.

A mais comum divide assim as causas:

· Fatores da natureza: climáticos, geográficos e epidêmicos

· Fatores internos: emocionais e constitucionais

· Fatores relacionados ao estilo de vida
Hábitos alimentares e atividades física, mental e espiritual.

· Fatores gerados internamente

· Outros fatores
Como traumas, intoxicações, parasitas e fatores sociais.



Na Medicina tradicional Chinesa, a saúde é manifestada como sendo o resultado do equilibro relativo entre Yin e Yang, a doença é o resultado do desequilíbrio entre Yin e Yang.


A doença bem como sua evolução é o resultado negativo da luta entre Zheng Qi (Qi correto) e Xie Qi (Fator Patogênico).

A presença de um Zheng Qi forte dificultará a invasão do Xie Qi.

Quando o Zheng Qi está deficiente, o organismo estará mais sujeito à invasão do fator Patogênico.

Caso haja a presença de um Fator Patogênico intenso e uma exposição prolongada a ele, causará doença mesmo que o Zheng Qi seja forte.

A doença é o resultado entre influência e função da causa de doença e desarmonia das funções fisiológicas do organismo.

Ma Medicina Tradicional Chinesa, o reconhecimento da causa é baseado principalmente nas manifestações sintomáticas da doença.

Através do estudo dos sinais e sintomas, podemos deduzir a causa da doença, de onde teremos subsídios para o tratamento, sendo esta uma característica importantíssima na MTC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário