Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
BIOMEDICA ACUPUNTURISTA. Biomédica pela UMC 1987. Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura - ETOSP. Especializações: Saúde Pública - São Camilo e Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura - ETOSP. Experiências: Análises Clínicas, aulas no curso técnico de Patologia Clínica (Hematologia, Parasitologia, Imunologia, Microbiologia, Fundamentos da Patologia, Biologia, Programas de Saúde, Anatomia e Fisiologia Humanas). Assessora Científica. Artigos no Jornal Centro em Foco (http://www.jornalcentroemfoco.com.br/vivasaude.html). Redação da coluna “Dicas de Saúde” para o jornal norte americano “BR POINT”. Palestras sobre temas de saúde e Acupuntura. Atualmente atuo como BIOMÉDICA ACUPUNTURISTA em consultório particular onde viso o tratamento do individuo integralmente. Utilizo acupuntura sistêmica, LASER-acupuntura, moxa, eletro-acupuntura, ventosa e florais. Sou Professora de Micro e Imunologia no curso técnico em Massoterapia e do curso Lato Sensu de Acupuntura e MTC da ETOSP. Coordenadora do ambulatório de LASER ACUPUNTURA da ETOSP - Escola de terapias Orientais de SP

sábado, 27 de março de 2010

CANCER DE MAMA

Todos nós, todos os dias, temos células que começam a se reproduzir desenfreadamente e tendem a formar tumores. No entanto, nosso organismo possui um sistema de defesa que captura e destrói estas células. Mas há situações em que estas células “burlam” nossas defesas ou surgem a partir de estímulos como o stress, alimentação inadequada, raio X, fatores hereditários, deficiência imunológica... etc. Alimentos ricos em gordura de origem animal são matéria prima para a produção do hormônio estrogênio. Este hormônio aumentado pode vir a estimular o aumento das células do câncer de mama. Há outros fatores, como genes herdados. Quem teve casos na família deve ter a atenção redobrada.

O AUTO-EXAME é fundamental após cada ciclo menstrual. Mulheres que não menstruam mais devem realizar num mesmo dia de cada mês.
COMO EXAMINAR SUAS MAMAS: Diante do espelho: Eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações. Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda. Deitada: Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita. Caso você encontre alguma anormalidade, procure um médico.

A MAMOGRAFIA é um Raio X especial que permite descobrir o câncer de mama quando o tumor é bem pequeno e ainda não é percebido na apalpação. O ideal é realizá-la uma vez por ano, após os 35 anos de idade. Caso seja detectado algo, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores as chances de cura!
TRATAMENTO: Para cada caso há um tratamento específico. Cirurgicamente se retira apenas a região afetada. Depois vêm os tratamentos pós-cirúrgicos. QUIMIOTERAPIA: O medicamento atinge todas as partes do corpo através da corrente sangüínea e visa erradicar possíveis células malignas que tenham ficado no organismo. RADIOTERAPIA: É o uso de radiação para bloquear o crescimento das células. Antes da cirurgia, visa à diminuição do tamanho do tumor, após, é usada para prevenir uma recidiva. Há bons tratamentos complementares. Consulte seu terapeuta.

PREVENÇÃO
• O fumo é apontado como um dos principais cancerígenos. Afaste este mal da sua vida.
• Se há casos de câncer na família, redobre os cuidados.
• Evite ingestão de bebidas alcoólicas.
• Se você tem osteoporose, converse com seu médico sobre substituir o tratamento com hormônios por caminhadas e por dieta rica em cálcio.
• Tenha uma alimentação saudável: Evite o excesso de gordura, pois isto interfere diretamente na produção do estrogênio.
• Prefira carnes magras, evite vísceras e retire a gordura das carnes antes de cozinhar. Procure substituí-las por peixe.
• Evite leite e derivados, substitua-os por leite de soja.
• Pratique uma atividade física.


De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, devemos excluir da alimentação os alimentos causadores de mucosidades, principalmente leite e derivados, alimentos preparados com farinha branca refinada (pão, macarrão...), doces, banana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário