Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
BIOMÉDICA ACUPUNTURISTA e FITOTERAPEUTA. • Lato Sensu em Fitoterapia Clinica. 2019 – em curso. MedicalLex. • Lato Sensu em Fitoterapia Chinesa e Brasileira e Dietoterapia Chinesa. 2013 - 2015. Casa da Terra. • Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. 2006 - 2008. ETOSP - Escola de Terapias Orientais de SP. • Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. 2004 - 2006. ETOSP. • Especialização em Saúde Pública. 1991 - 1992. São Camilo. • Bacharelado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - Biomedicina. 1984 - 1987. UMC - Universidade de Mogi das Cruzes. Experiências: Magistério, Assessoria Científica, Análises Clínicas, Artigos no Jornal Centro em Foco (http://www.jornalcentroemfoco.com.br/vivasaude.html), Palestras sobre temas de saúde e acupuntura. Atualmente atuo como Biomédica Acupunturista e Fitoterapeuta em consultório particular, onde viso o tratamento do individuo integralmente. Utilizo acupuntura, LASER-acupuntura, moxa, fitoterapia, dietoterapia chinesa, magnetoterapia e florais (Bach e Califórnia).

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ESPINHAS E CRAVOS... LIVRE-SE DA ACNE!



A acne é uma doença que se não for adequadamente tratada, pode deixar marcas físicas e psicológicas indesejáveis.
A acne é uma doença de natureza genética e hormonal. Geralmente inicia na puberdade manifestando-se, quase sempre, na face, pescoço, tórax, costas, ombros e mesmo na porção superior dos braços, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas.
“Acne” é um termo genérico utilizado para caracterizar lesões conhecidas como: comedo aberto, comedo fechado, cravos, espinhas, cistos e nódulos. Acomete principalmente os adolescentes (afetando cerca de 80% destes), mas pode ser encontrada em adultos na faixa dos 20 e 40 anos.
A acne é uma doença de predisposição genética e suas manifestações relacionam-se à presença dos hormônios sexuais. Por isso as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da produção de sebo pela glândula sebácea que acaba obstruindo seu canal de saída de secreção, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas.
Se estas áreas infectadas estiverem localizadas em uma área profunda da pele, elas podem aumentar e formar cistos. Um cisto sebáceo se forma quando a glândula sebácea continua produzindo óleo. Em vez de romper a parede do folículo, este continua a aumentar e forma um nódulo mole e flexível sob a pele. Em geral, o cisto não provoca dor nem descoloração, a não ser que se torne infectado.

CHOCOLATES CAUSAM ESPINHAS?

A acne não é causada pelo tipo de alimento que se ingere. Muitas pessoas crêem que a ingestão de alguns alimentos piora a acne, principalmente chocolate e alimentos gordurosos, mas não há comprovação científica para este fato. Dermatologistas têm diferentes opiniões a respeito da importância da dieta no controle da acne. Por isso, recomenda-se evitar somente aqueles alimentos que claramente pioram as lesões. A dieta nunca eliminará a acne completamente, nem será problema se um tratamento correto estiver sendo feito.


CAUSAS

A predisposição genética é importante, pois a pessoa já nasce com tendência a ter o problema.
O uso de alguns tipos de medicamentos, cremes e cosméticos inadequados ao paciente podem agravar ou estimular o processo.
A elevação de níveis hormonais durante a adolescência causa aumento das glândulas sebáceas da pele e as estimulam a produzir mais sebo que, em excesso, obstrui os poros. A obstrução é produzida pela acumulação, no interior do poro, de células descamadas, sebo e bactérias que formam, numa primeira fase, um ponto preto ou comedão. As bactérias do comedão agem sobre o sebo e inicia-se a resposta imunológica, tendo como resultado uma reação inflamatória e a formação de pus.
Na fase adulta, no caso das mulheres, o organismo pode produzir testosterona (hormônio masculino) demais, fazendo as glândulas sebáceas produziram mais óleo e, assim, acontecendo as erupções. Cistos ovarianos e alterações da glândula tireóide são as principais causas de produção excessiva de testosterona. Outras alterações hormonais, como as que ocorrem no período menstrual, na gestação, pelo uso de anticoncepcionais e pelo estresse também podem agravar a acne.


DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito por exame médico de um dermatologista, e é baseado principalmente na aparência da pele. Normalmente não há necessidade de exames.


TRATAMENTO

O tratamento visa evitar a formação de novas lesões e auxiliar na cicatrização de lesões antigas.
Não use remédios indicados por pessoas leigas ou que tenham um quadro semelhante ao seu. Eles podem ser inadequados ao seu tipo de pele.
Há vários graus de acne que estão relacionados à gravidade do caso. O tratamento correto deve ser escolhido após detalhada avaliação médica, e sempre exigirá paciência e disciplina.
Pode ser feito em casa, com sabonetes para limpeza, loções ou géis tópicos para uso diário, nos casos mais leves. Os medicamentos tópicos secam a gordura e/ou promovem a escamação da pele.
Às vezes é necessário uso de remédios sistêmicos como antibióticos e/ou derivados da vitamina A. Seu efeito consiste em reduzir a quantidade de bactérias nos folículos. Alguns também apresentam efeito antiinflamatório, ajudando na diminuição da vermelhidão das lesões.
Poderão ser indicadas limpeza de pele ou esfoliações químicas ("peeling).
Um pouco de exposição ao sol pode melhorar a acne. Mas, não se recomenda a exposição excessiva aos raios solares ou aos raios ultravioleta, pois isso pode aumentar o risco de câncer de pele.
A cada dia, novas opções estão sendo disponibilizadas para o tratamento das lesões ativas e residuais da acne. Por isso, consulte o seu dermatologista e tire as suas dúvidas.

Nunca se devem espremer as lesões, exceto por pessoas habilitadas para tal, pois a pressão faz com que a inflamação se espalhe e as lesões piorem, aumentando a chance da pele ficar marcada.
A tendência a desenvolver acne é hereditária. Embora a acne não possa ser prevenida, a limpeza meticulosa pode ajudar a diminuir os efeitos. Lave a área afetada algumas vezes ao dia, com água morna e sabonete, utilize uma esponja limpa para evitar a reinfecção bacteriana. Suspenda as maquiagens oleosas e os produtos com iodo ou com álcool.
Procure descansar e dormir bem, pois o estresse é um dos aliados da acne.
A acne solar pode ser evitada com a utilização de filtros solares, de preferência aqueles em base não oleosa ("oil free"), aplicados antes e durante a exposição ao sol.
Homens que apresentam acne na face devem, ao se barbear, dar preferência a aparelhos elétricos ou outro instrumento que lhe cause menos danos. No caso de se optar por lâminas, devem-se primeiramente amaciar os pelos da barba através do uso de sabão e água morna antes de se aplicar o creme de barbear. Para evitar ferimentos sobre as espinhas, o ato de barbear-se deve ser realizado de forma suave. Barbear somente quando for necessário e sempre empregar lâminas bem afiadas é importante, caso não se opte por barbeadores elétricos.
Para disfarçar marcas ou resquícios da acne, utilize loções na tonalidade da pele ou pó facial "oil-free". Proteja seu rosto sempre que for aplicar gel ou spray de cabelo (fixadores). Caso esses tipos de produtos entrem em contato direto com a pele do seu rosto há possibilidades de se desenvolver um tipo especial de acne provocado pelo cosmético.

Na medicina tradicional Chinesa:

A acne tem um tratamento diferenciado.
Cada caso é tratado individualmente. Trata-se a pessoa e não a doença.
A estratégia utilizado é sedar o calor, secar a mucosidade, tirar o calor do sangue... Termos estranhos aos ocidentais, porém com resultados bastante satizfatórios.
Há pontos específicos utilizados com a aplicação de agulhas e também orientações alimentares.

Orientação alimentar:
Exclua alimentos gordurosos, frituras, leite e derivados,
Adicione frutas, coma verduras e legumes, evite alimentos industrializados.
Prefira a feira ao supermercado!

2 comentários:

  1. goste me ajudou a saber mais isso e que e um site bom tchau meu cachorro esta me chamando pra colocar a comida dele bjbjbjbjbbnj

    ResponderExcluir
  2. Olá.. eu nunca fiz acupuntura, embora estude muito medicina natural, como a Ayurveda. Tenho problemas com acne a pouco mais de um ano (tenho 28) e buscado homeopatia, alimentação, etc. Vim pesquisar sobre a acupuntura e o seu texto trouxe mais possibilidades. Tenho sentido dificuldade de encontrar um profissional que eu me identifique, pois não concordo, em grande medida, com a medicina ocidental. Obrigada pelo post e bom trabalho! Lisa

    ResponderExcluir