Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
BIOMÉDICA ACUPUNTURISTA e FITOTERAPEUTA. • Lato Sensu em Fitoterapia Clinica. 2019 – em curso. MedicalLex. • Lato Sensu em Fitoterapia Chinesa e Brasileira e Dietoterapia Chinesa. 2013 - 2015. Casa da Terra. • Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. 2006 - 2008. ETOSP - Escola de Terapias Orientais de SP. • Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. 2004 - 2006. ETOSP. • Especialização em Saúde Pública. 1991 - 1992. São Camilo. • Bacharelado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - Biomedicina. 1984 - 1987. UMC - Universidade de Mogi das Cruzes. Experiências: Magistério, Assessoria Científica, Análises Clínicas, Artigos no Jornal Centro em Foco (http://www.jornalcentroemfoco.com.br/vivasaude.html), Palestras sobre temas de saúde e acupuntura. Atualmente atuo como Biomédica Acupunturista e Fitoterapeuta em consultório particular, onde viso o tratamento do individuo integralmente. Utilizo acupuntura, LASER-acupuntura, moxa, fitoterapia, dietoterapia chinesa, magnetoterapia e florais (Bach e Califórnia).

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Seminário: A Medicina Integrativa e o Futuro da Saúde Mundial

Queridos amigos,

Participo do Seminário com a palestra “A acupuntura como método preventivo de doenças”.

Abraços!

Vera Ligia




Seminário irá discutir o Futuro da Saúde Mundial e a Medicina Integrativa

O evento, que reunirá especialistas de diversas áreas, será realizado 20 de outubro em São Paulo

Praticada não só em grandes hospitais e universidades, mas também, e em maior escala, em clínicas, spas, institutos, consultórios e outros locais profissionais, a medicina integrativa está em ascensão em todo o mundo ocidental, inclusive no Brasil. A sua proposta une a medicina tradicional com a medicina de outras culturas e outros países, além de outros tipos de ciências e técnicas saudáveis em diferentes áreas e campos profissionais com o objetivo de cura e prevenção. Especialistas brasileiros e de renome internacional vão discutir o tema no "Seminário Nacional A Medicina Integrativa e o Futuro da Saúde Mundial". O evento será realizado dia 20 de outubro, das 9 às 17h30, no Auditório Nobre do Sindsaúde, em São Paulo.

O Seminário, organizado pelo Grupo Internacional Yóga Clássico e pela DA Multicomunicação com apoio da Unesco, visa oferecer uma plataforma inovadora com mesa redonda, sobre a forma que a Medicina Integrativa vem sendo aplicada hoje no mundo não só por médicos de diferentes culturas medicinais, mas em maior escala por profissionais da saúde especializados em outras escolas científicas e políticos da saúde. Com base no tema principal serão debatidas: Uma perspectiva mundial para a manutenção da saúde e do bem-estar; a proteção da saúde, um direito fundamental do indivíduo e da comunidade; a formação dos futuros médicos com base na Medicina Integrativa; e ação médica integrativa.

Serão 14 conferencistas, que ministrarão palestras sobre assuntos diversos e haverá também quatro dinâmicas de grupo (veja temas e conferencistas abaixo). O comitê organizador é formado por Claudio Duarte (Moderador), Tatiane Carolinah, Amanda Vargas e Selma B. Muro; e o comitê científico é formado por Dr. Antonio Maciel, Profº. Dr. Carlos Neder, Drª Clarice Barbosa, Profº. Dr. Claudio Duarte, Profº Milton Alves e Dr. Nicolas R. Schor. O evento está em consonância com a Portaria nº 971 do Ministério da Saúde, publicada no DOU em 03/05/2006.

O valor do investimento é de R$ 198,00 se a inscrição for feita até o dia 14 de outubro por depósito bancário ou pessoalmente; após essa data e até o dia 20 de outubro, R$ 298,00. Os associados da ABCSPAS, do SINDSAÚDE-SP, ACM e estudantes do setor têm desconto de 20%. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 11 3288-8860 ou por e-mail: mi@damulticom.com.br.



Temas e Conferencistas

Abertura: O que esperar do dia de hoje

Rafael Murió: Artista Plástico, filiado à Associação Internacional de Artes Plásticas (AIAP UNESCO), à Associação Internacional de Arte (IAA UNESCO), à Academia Latino-Americana de Arte (ALA), Academia Brasileira de Arte Cultura e História (ABACH), à Associação Paulista de Belas Artes (APBA) e ao Sindicato dos Artistas Plásticos no Estado de São Paulo (SINAPESP).



O Hatha yóga aplicado à somatologia emocional, nervoso e psicológico, beneficiando também o sistema glandular hormonal

Claudio Duarte: Doutor em Yóga, Membro da UNESCO, Secretário Executivo da PACY International (Pan American Commission for Yoga), graduando em Pedagogia, Pesquisador Independente, graduado em Administração e em Sânscrito com especialização em Filosofia Oriental.



A Medicina Integrativa pode beneficiar a saúde pública

Profº. Dr. Carlos Neder: Médico formado pela USP e mestre em Saúde Pública pela UNICAMP. Deputado Estadual pela Assembléia Legislativa de São Paulo. Atua em movimentos populares desde os anos 70. Foi secretário municipal de saúde durante o Governo de Marta Suplicy em São Paulo. Exerceu três mandatos como vereador na capital e foi deputado estadual entre 2005 e 2009.



As leis e os Projetos de Lei no país nessa área

Milton Alves: Presidente do SINATEN – Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas e Presidente do CONBRAMASSO – Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia, com participação ativa na criação de Projetos de Lei para Regulamentação da Profissão de Massoterapeuta, Terapeuta Naturista e dos Conselhos Federais e Regionais.



Palestra: A Psicologia humanizada e científica (com dinâmica de grupo)

Clarice Barbosa: Psicóloga, com especialização nas áreas de Psicoterapia Breve, Psicoterapia Corporal e Practioner em Programação Neurolinguística. Consultora da Infomoney e da Administradores.com, ministra palestras interativas com temas específicos, relacionados à saúde física e mental.



Palestra: Qual o objetivo e os benefícios da medicina integrativa (com dinâmica de grupo)

Tatiane Carolinah: Especialista em Gestão Educacional. É fundadora e Diretora da Cia Trimurti e Diretora Executiva Cultural da Associação de Yoga do Estado de São Paulo. Atua na gestão de projetos pedagógico-culturais, tendo como objeto de pesquisa as ciências do corpo e do movimento.



A acupuntura como método preventivo de doenças

Vera Lígia Lemos: Biomédica Acupunturista



Biomedica pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1987, Especialização em Saúde Pública pela Fac. São Camilo em 1992, Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura pela ETOSP em 2006, Lato Sensu em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura pela ETOSP em 2008.

Atuou na área de Análises Clínicas por cinco anos. Ministrou aulas por oito anos para cursos técnicos profissionalizantes de Patologia Clínica (Disciplinas: Hematologia, Parasitologia, Imunologia, Microbiologia, Fundamentos da Patologia, Biologia, Programas de Saúde, Anatomia e Fisiologia Humanas). Foi Assessora Científica por dois anos, treinando usuários em kits bioquímicos e aparelhos para análises clínicas da empresa CELM. Publicou artigos sobre saúde no Jornal Centro em Foco. (http://www.jornalcentroemfoco.com.br/vivasaude.html) durante os anos de 2008 e 2009 e também a redação da coluna “Dicas de Saúde” por três anos, para o jornal norte americano “BR POINT”.
Atualmente atua como BIOMÉDICA ACUPUNTURISTA em consultório particular onde visa o tratamento do individuo integralmente. Utiliza acupuntura sistêmica, laserpuntura, moxaterapia, ventosa e florais (Bach e Califórnia). Realiza palestras sobre temas de saúde e Acupuntura.



A medicina ayurvédica não é o que dizem e mostram no país. Atenção!

Ramya Bokkolla Geya: Médica de Família & Comunidade e especialista em Ayurveda. Nascida na Índia, graduada em Medicina pela PUC-Campinas, estagiou em conceituadas instituições nos EUA, Reino Unido e Índia. Convidada do Royal College of General Practitioners no Reino Unido.



Os fantásticos avanços da homeopatia no país

Dr. Nicolas R. Schor: Médico graduado pela EPM/UNIFESP, com especialização em Pediatria. Formado em Homeopatia pela AMB. Consultor das Revistas Forma Física, Corpo & Mente e Vencer e de empresas nacionais e multinacionais, nas áreas na gestão da Qualidade de Vida, Gestão de Risco e Promoção de Saúde. É sócio Diretor da Qualis – Assistência Médica em Saúde e autor do livro “As doenças que você tem... e não sabe!”



Porque uma terapia pode lhe beneficiar? (com dinâmica de grupo)

Vera Caballero: Terapeuta Holística. Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem textos publicados sobre qualidade de vida e saúde alternativa. Ministra cursos e palestras sobre bionenergia e metafísica.



A medicina chinesa dentro da visão integrativa

Dr. Antonio Luiz Maciel: médico formado pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em pediatria pelo Hospital Geral Roberto Santos- SUS/BA. Especialista em acupuntura médica pela Unifesp/ Center-Ao.



Uma nova visão de mundo, urgente e necessária (com dinâmica de grupo)

Amanda Vargas: Formada em Comunicação das Artes do Corpo, com Habilitação em Dança Contemporânea pela PUC São Paulo. Sua experiência artística engloba trabalhos como atriz e produtora em cinema e teatro. É professora de Hatha Yoga e atua em seminários ligados à área de saúde.



Medicina da Alma – o papel dos sentimentos e das emoções na causa e cura das doenças

Roberto Giraldo: Médico colombiano, especialista em medicina clínica, doenças infecciosas, imunológicas e tropicais; formado pelas Universidades de Antioquia (Colômbia), Kansas e Cornell (EUA) e Londres (Inglaterra).



Você é o que você come! Portanto, reflita!

Camila Costa: Formada em nutrição pela Unibam, com Especialização em Vigilância Sanitária pela USP. Atua na área de Controle de Qualidade, tendo desenvolvido seu trabalho em empresas como Banco Itaú, Banco Francês e Brasileiro, rede Habibs e atualmente no Esporte Clube Pinheiros.



Sobre a Medicina Integrativa

A Medicina Integrativa é a prática terapêutica que aborda de forma integral e completa o processo de cura e prevenção do paciente, envolvendo sua mente, corpo e espírito. Ela pode ou não ser utilizada com a Medicina Convencional, mas sempre utilizando práticas propedêuticas ou terapêuticas integrativas, que não fazem parte da medicina convencional, para atuarem e interagirem juntas, em sinergia, buscando resultados positivos e benéficos para o paciente. Por práticas propedêuticas ou terapêuticas integrativas, entendem-se tratamentos somatológicos ou físicos, o hatha yóga tradicional, nutricionais, movimentos e exercícios, psicologia e a terapias tradicionais tais como acupuntura, fitoterápica, fonoaudiologia, nutrição, terapias de redução de estresse e intervenções mente-corpo, como massagens, entre outros.

Atualmente centros de estudos, institutos e universidades européias, americanas, canadenses, indianas, chinesas e africanas possuem cursos e centros de pesquisas sobre medicina integrativa. Muitas pesquisas são publicadas sobre o assunto em revistas acadêmicas internacionais ou não, como a Nature, centros de pesquisas, institutos, universidades, faculdades, escolas e hospitais têm um departamento de medicinas complementares que acolhe os pacientes.

Nos Estados Unidos, fazem parte do Consortium of Academic Health Centers for Integrative Medicine: Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University, Columbia University, Duke University, Georgetown University, George Washington University, Harvard Medical School, Johns Hopkins University, Mayo Clinic, McMaster University, Oregon Health and Science University, Stanford University, Thomas Jefferson University, Yale University, University of Arizona, University of California, Los Angeles, University of California, San Francisco, University of Connecticut, University of Michigan, University of Washington entre outros.

Também há centros de excelência sobre a Medicina Integrativa, em todos os outros países citados.



Serviço:

Seminário Nacional A Medicina Integrativa e o Futuro da Saúde Mundial – Dia 20 de outubro de 2010 (quarta-feira), das 9 às 17h30 - Auditório Nobre do Sindsaúde-SP - R. Cardeal Arcoverde, 119 - próximo ao Metrô Clínicas - Pinheiros - SP – Valor: R$ 198,00 (para inscrições até 14 de outubro) e R$ 298,00 (de 14 a 20 de outubro) – Informações pelo telefone: 11 3288-8860 ou por e-mail: mi@damulticom.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário